PAQUERA

Você provavelmente já conheceu pessoas que se saem muito bem na situação de paquera, assim como outras cujo desempenho é desastroso.
Mas, será que existem ferramentas para aumentar a chance de sucesso no flerte?
Cientistas têm boas razões para estudar a paquera. Paquerar é um sinal sutil, mas seguro, de interesse potencial; é o primeiro estágio de um relacionamento. Se a interação que ocorre na paquera não termina com interesse mútuo, acaba com qualquer possibilidade de relacionamento.
Portanto, a paquera é a jogada de abertura no jogo da sedução, daí a importância de usá-la para revelar qualidades e gerar respostas positivas (interesse e atração) na outra pessoa.
QUE CARACTERÍSTICAS TORNAM A PAQUERA MAIS BEM-SUCEDIDA?
Dois estudos recentes entrevistaram mais de 1.200 pessoas para tentar responder essa pergunta (Apostolou & Christoforou, 2020).
Confira o que eles encontraram.

1. Comunicação não-verbal
Os humanos transmitem grande parte de seus desejos, sentimentos e informações de forma não-verbal, e isso é especialmente importante nos contatos iniciais.
Mesmo com uma boa conversa, elementos não-verbais mal utilizados podem acabar um relacionamento antes que ele comece… O comportamento não-verbal eficaz inclui a quantidade certa de contato visual (não muito, nem muito pouco), um bom perfume, um bom sorriso etc.
2. Inteligência
Paqueras bem sucedidas envolvem demonstrações de inteligência.
A inteligência é um traço altamente desejável em um(a) parceiro(a), e pode ser comunicada por meio de humor, esperteza, boa educação e uma conversa interessante. Mas, cuidado: um esforço desproporcional para parecer inteligente pode acabar transmitindo presunção.
3. Abordagem suave
As pessoas geralmente são mais receptivas à paquera respeitosa, madura e educada. Vale a pena controlar a ansiedade e evitar abordagens bruscas.

4. Alegria
Quando as pessoas demonstram positividade, tendem a ser mais bem-sucedidas na iniciação do relacionamento. Traços muito importantes nas relações românticas são o companheirismo e a diversão; a alegria durante a paquera pode ser o anúncio de que essas características estarão presentes no eventual relacionamento futuro.
5. Intenção romântica
A paquera que sugere um interesse romântico genuíno tende a funcionar melhor.
Demonstrar doçura, ternura e interesse autêntico faz toda a diferença.
6. Coragem e determinação
Ser ousado, confiante e persistente pode levar ao sucesso na paquera. Foco e persistência ajudam, pois é bom pensar que alguém está fazendo questão de flertar com você, não com qualquer outra pessoa.
7. Semelhanças
Muitas pesquisas já sugeriram que a existência de semelhanças entre as pessoas envolvidas na paquera aumenta a chance de haver interesse mútuo.
Interesses e opiniões compartilhados não só ajudam a conversa a fluir, mas também sugerem bom potencial para futuras conversas e interações agradáveis.

8. Boa aparência
Ok, é um tanto óbvio dizer que a atratividade física é um fator importante para a atração inicial. A paquera tende a despertar mais interesse quando o paquerador está bem vestido, é atraente e charmoso.
9. Algum mistério
Somos atraídos por pessoas sobre quem queremos saber mais.
Paqueradores que têm um pouco de mistério sobre si tendem a ter mais sucesso.
Citar gostos e hobbies pouco usuais durante a conversa pode ter o mesmo efeito.

A melhor paquera, ao que parece, tem uma série de dimensões-chave.
Se pudermos resumir as dicas acima, diríamos que uma paquera bem-sucedida inclui: aproximar-se com confiança e alegria, demonstrando um forte interesse, focado na pessoa com quem se está falando, mantendo um bom contato visual, uma conversa interessante, com interesses compartilhados, usando comunicação não-verbal, cuidado ainda de sua aparência física.
No mundo incerto e intimidador da paquera, saber no que focar pode ajudar!

Referências
Apostolou, M., & Christoforou, C. (2020). A arte de flertar: Quais são as características que a tornam eficaz? Personalidade e Diferenças Individuais, 158, Publicação online avançada.
2 comentários em “9 CARACTERÍSTICAS DE UMA PAQUERA BEM-SUCEDIDA”