Artigos

10 sintomas de depressão pouco conhecidos

Depois de um tempo de tratamento contra a depressão, o paciente costuma apresentar uma melhora dos sintomas típicos, como tristeza, apatia e irritabilidade.

Porém, uma infinidade de outros sintomas, aparentemente sem relação, podem começar a melhorar também.

É então que muitos pacientes percebem, pela primeira vez, que a depressão era responsável por outros problemas que os faziam sofrer.

Muitos médicos e psicoterapeutas acabam omitindo a existência desses sintomas adjacentes durante o tratamento de seus pacientes.

Fiz uma lista com alguns deles para ajudar a reconhecê-los:

1. Enxaquecas  

DEPRESSÃO

A enxaqueca pode provocar sintomas que vão desde náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som, até confusão mental e desorientação. A melhora da depressão pode melhorar a enxaqueca, na intensidade e/ou frequência das crises.

2. Obesidade

DEPRESSÃO

Quando o tratamento contra a depressão começa a funcionar, alguns pacientes percebem que vinham comendo demais há muito tempo. Não precisando da comida para se acalmar ou se sentir melhor, o excesso de peso tende a diminuir progressivamente.

3. Disfunção sexual

Muitas pessoas só percebem que tinham um problema de ordem sexual depois que ele desaparece. Quando os sintomas de depressão são aliviados, muitos pacientes são positivamente surpreendidos por uma energia sexual até então desconhecida.

4. Insônia

A ansiedade é um sintoma muito comum em quadros depressivos. Quando a depressão melhora, a ansiedade diminui, e o paciente começa a dormir melhor.  

5. Fadiga Crônica

DEPRESSÃO

Pessoas deprimidas costumam ser consideradas preguiçosas, porque a depressão transforma em um enorme fardo mesmo coisas muito simples, como pegar a roupa largada no chão do quarto. A sensação de cansaço constante é outro sintoma que vai embora junto com a depressão.

6. Falta de motivação

O deprimido sente dificuldade de “querer fazer” as coisas do dia a dia. É como se nada tivesse um bom motivo. Como se nada valesse o esforço necessário para ser executado. Logo, sentir-se motivado também é uma novidade que costuma aparecer ao longo do tratamento.

7. Distorções Cognitivas

DEPRESSÃO

Uma distorção cognitiva é uma crença errônea que você adquire por causa de sua percepção sobre uma situação. Por exemplo, uma distorção cognitiva frequente no deprimido é a ideia de ser muito feio (percepção que é agravada pela falta de autocuidado com a aparência e com o asseio pessoal…). Assim que as lentes da depressão saem, a autoconfiança tende a crescer.

8. Roer unhas

Esse sintoma se enquadra no rol de comportamentos de resposta à ansiedade. Pode estar de alguma forma relacionado ao estresse alimentar – um sinal de fixação oral.

9. Puxar os cabelos

Pessoas deprimidas podem puxar seus cabelos com força (a ponto de arrancá-los) quando se sentem desconfortáveis, e conseguirem algum tipo de satisfação ou alívio com isso. O impulso pode desaparecer junto com os outros sintomas da depressão.

10. Aumento da sensibilidade à dor

Muitos pacientes deprimidos sofrem com dor crônica. Podem ser dores articulares, cólicas menstruais, recuperação de cirurgias etc. Medicamentos analgésicos não funcionam muito bem e o corpo todo fica mais sensível.

x-x-x-x-x

Somados aos sintomas típicos da depressão, esses sintomas adjacentes tornam a existência do sujeito extremamente penosa. Muitas pessoas não têm ideia de que um bom tratamento pode fazer com que, em algum tempo, tudo isso seja deixado para trás.

A Depressão é uma doença que interfere na capacidade de se relacionar, trabalhar e sentir prazer. O primeiro passo é procurar apoio profissional. Ninguém merece passar a vida sofrendo por isso.


RECADO PARA VOCÊ

A pandemia tem afetado o bem-estar de muita gente.

Ansiedade, estresse, medo e pessimismo estão entre os incômodos mais comuns.

Estudos preveem que esses sintomas podem trazer consequências negativas até muito tempo depois que a pandemia terminar.

Portanto, se você não estiver se sentindo bem, procure apoio psicológico.

Se quiser, clique no botão do WhatsApp abaixo e fale comigo.


VEJA TAMBÉM – SELECIONADO PARA VOCÊ

https://rgpsicologia.com/

Deixe uma resposta