Artigos

Por que tantas empresas mantém chefes narcisistas?

Palavras-chave: Chefes narcisistas; liderança; gestão organizacional; narcisismo

Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 31 de janeiro de 2022

CHEFES NARCISISTAS

Por que as empresas contratam, promovem e mantém na chefia pessoas egoístas e insensíveis? Não é preciso muito esforço para encontrar alguém que já teve como chefe (ou ‘líder’, como as empresas parecem preferir atualmente) uma pessoa manipuladora e exploradora. 

O pesquisador Ling Harris, em artigo publicado no Journal of Business Ethics, sugere que não é coincidência. Ao contrário, que as empresas contratam gestores cuja “disposição de ultrapassar limites éticos está alinhada aos objetivos organizacionais.”

Em outras palavras, a existência de tantos chefes com características de personalidade que seriam condenáveis em outros contextos é algo que as empresas realizam consciente e ativamente.

De alguma forma, essas pessoas com traços disfuncionais e aversivos são vistas como “líderes fortes” porque parecem capazes de levar a empresa a seus objetivos “doa a quem doer”. 

A pesquisa mostra uma realidade preocupante em relação à contratação de gestores. Considerando a seleção para cargos de chefia, de profissionais semelhantes do ponto de vista da formação e da experiência profissional:

Quanto maior a pressão por obter lucros, maior a probabilidade de que a empresa contrate pessoas narcisistas.

Chefes narcisistas e comportamento antiético no trabalho 

Os resultados da pesquisa também sugerem que as organizações tendem a contratar gestores com traços de personalidade narcisista quando o cargo requer disposição para “driblar” limites éticos. De fato, isso ocorreu mesmo quando um candidato alternativo apresentado era visto como mais simpático, melhor gestor no geral, e menos inclinado a se envolver em fraudes.

Diversos fatores (como valores e cultura organizacional) podem explicar a frequência de gestores com comportamento antiético no local de trabalho. Mas a pesquisa indica que os critérios de contratação são um importante fator.


RECADO PARA VOCÊ

A pandemia tem afetado o bem-estar de muitas pessoas.

Ansiedade, estresse, medo – aconteceu com você?

Se você não estiver se sentindo bem, procure ajuda.

Clique no botão do WhatsApp abaixo e fale diretamente comigo.


VEJA TAMBÉM

https://rgpsicologia.com/

Um comentário em “Por que tantas empresas mantém chefes narcisistas?”

Deixe uma resposta