Artigos

6 sinais de um relacionamento feliz

Palavras-chave: sinais de um relacionamento feliz; relacionamentos; inteligência emocional

Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 04 de fevereiro de 2022


Os casais mais felizes não são necessariamente os mais inteligentes, mais bonitos ou mais ricos. Não são necessariamente os que passam mais tempo juntos ou que têm mais afinidades. Não são necessariamente o modelo de casal romântico de filmes, que nunca brigam e passam o tempo sentados olhando nos olhos um do outro.

Mas – sim – eles são diferentes: eles têm algo que podemos chamar de inteligência emocional.

A inteligência emocional é a capacidade de perceber, gerenciar e expressar emoções de forma saudável. Nos relacionamentos, a inteligência emocional influencia o modo como cada pessoa lida com aspectos básicos e essenciais, como confiança, comunicação, intimidade e gestão de conflitos. Em resumo, pode tornar a relação muito mais fácil, ou quase impossível.

sinais de um relacionamento feliz

6 sinais de um relacionamento feliz

A inteligência emocional é fortemente influenciada por nossas relações com os primeiros cuidadores e ambientes primitivos. Mas a história não termina aí.

Todo relacionamento, na verdade, é uma oportunidade de aprender e aprimorar habilidades emocionais. Inclusive, se os parceiros estiverem disponíveis, podem aprender juntos.

Aqui estão alguns sinais de um casal emocionalmente hábil. Essa lista foi feita com base em minha experiência clínica, juntamente com o trabalho de especialistas em relacionamento, como os doutores John e Julie Gottman.

sinais de um relacionamento feliz

1. Eles aceitam as “ofertas de conexão” do parceiro

Os esforços de um parceiro por atenção, afeto ou aceitação são como ofertas de conexão. Uma pergunta, uma história, um toque, uma mensagem, quase qualquer interação pode ser importante, na medida em que expressa um momento em que um pensa no outro, e ativamente decide “encontrá-lo”.

Não é fácil, em um mundo cheio de ocupações e distrações, reconhecer e responder a todas essas “ofertas”, mas parceiros emocionalmente hábeis estão em sintonia com os esforços de seu parceiro para se conectar.

Isso não significa que serão escravos das exigências do outro, nem que comprometerão seu próprio bem-estar em nome do outro, mas que farão tentativas genuínas de se conectar com seu parceiro e, sempre que possível, tornar a vida dele/dela um pouco mais leve.

2. Eles têm um viés positivo em relação um ao outro

Alguns casais que estão juntos há um tempo desenvolvem silenciosamente um viés negativo de um parceiro em relação ao outro. Esse viés nos leva a ver mais as falhas que os acertos. Casais emocionalmente inteligentes trabalham para construir e manter um viés positivo. São capazes de não dar importância a coisas menores e tendem a procurar, no outro, o que ele/ela tem de bom.

3. Eles não se deixam levar por seus sentimentos

Casais emocionalmente inteligentes evitam o “raciocínio emocional” (quando suas emoções desfocam seus pensamentos que, por sua vez, desfocam a realidade). Qualquer pessoa que seja reativamente guiada por seus sentimentos tenderá a agir de forma exagerada e responder com violência desnecessária.

Quando os sentimentos tomam conta da situação, há muito conflito e os pontos de atrito se multiplicam. Parceiros que conseguem equilibrar o pensamento com os sentimentos preservam um ponto de vista mais compreensivo em relação a tudo.

sinais de um relacionamento feliz

4. Eles conseguem perceber a perspectiva de seu parceiro

Casais emocionalmente inteligentes podem ser capazes de saber intuitivamente quando o outro está com problema e responder de modo compreensivo. E se escutam: são capazes de ouvir, ativamente, o que seu parceiro está dizendo.

5. Suas discordâncias são baseadas na gentileza

Casais emocionalmente inteligentes podem discordar, discutir e brigar. Mas não se ofendem, menosprezam ou usam sarcasmo. Não fazem ataques pessoais. Não se calam por dias ou recorrem a um comportamento passivo-agressivo. Não usam o sexo como arma.

Podem se desculpar quando precisam. Suas discordâncias são sustentadas pelo amor e pela certeza de que querem ficar juntos.

6. Eles têm uma amizade profunda

Casais felizes são bons amigos. Gostam de compartilhar as histórias do seu dia; gostam de ouvir as histórias do dia do parceiro. Podem rir juntos.

Talvez não façam tudo juntos e “se estranhem” às vezes, mas sabem que, se não fossem parceiros, poderiam ser amigos.

Sim, há momentos difíceis, mas eles podem dizer – de coração – que, quando chegam em casa, não há ninguém que eles queiram encontrar mais.


RECADO PARA VOCÊ

A pandemia tem afetado o bem-estar de muitas pessoas.

Ansiedade, estresse, medo – aconteceu com você?

Se você não estiver se sentindo bem, procure ajuda.

Clique no botão do WhatsApp abaixo e fale diretamente comigo.


VEJA TAMBÉM

https://rgpsicologia.com/

sinais de um relacionamento feliz

Um comentário em “6 sinais de um relacionamento feliz”

Deixe uma resposta