Artigos

Como combater a pobreza? Sua resposta revela suas opiniões políticas

Palavras-chave: combater a pobreza; crenças pessoais; seguridade social

Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 21 de fevereiro de 2022


combater a pobreza

Como você acha que o governo deve agir para combater a pobreza?

Você acha que deve focar em programas de profissionalização e geração de emprego?

Ou acredita que o governo precisa resolver os problemas mais gerais que geram desigualdades de acesso a empregos, escolarização e crédito?

Ou, ainda, acredita que o papel do governo é oferecer auxílio aos cidadãos em desvantagem econômica?

Há alguma característica pessoal que determina que tipos de programas governamentais parecem mais razoáveis?

seguridade social

Essa questão foi explorada em um artigo de 2022 no Journal of Personality and Social Psychology por Job Krijnen, Gulden Ulkumen, Jonathan Bogard e Craig Fox.

Os autores apontam que existem três…

sistemas de crenças sobre os fatores que influenciam o bem-estar financeiro.

1. Há pessoas que acreditam na meritocracia, ou seja, que cada pessoa é recompensada pelo trabalho que dedica. Nesse ponto de vista, os membros da sociedade sabem o que é necessário para ter sucesso financeiro, e seus esforços determinam seu resultado. Os autores se referem a essa crença como recompensa dos esforços.

2. Algumas pessoas acreditam que a sociedade é tendenciosa. Essa visão crê que os membros da sociedade conhecem o caminho para ter boas finanças, mas que muitos fatores que influenciam esse caminho estão fora do alcance do sujeito. Os autores se referem a essa crença como a de que o sistema é manipulado para que apenas algumas pessoas tenham sucesso.

3. Um outro grupo pensa que há uma série de fatores casuais que determinam o sucesso financeiro de alguém. Independentemente dos esforços individuais, muitos motivos podem influenciar o resultado de uma pessoa. Os autores se referem a essa crença como sistema aleatório.

combater a pobreza

O estudo verificou o quanto as pessoas concordavam com diferentes tipos de programas governamentais (ou políticos que defendem esses programas) com base nas crenças acima.

Combater a pobreza depende da crença em suas causas

Surgiu um padrão consistente:

1. As pessoas da crença na recompensa dos esforços tendem a favorecer programas governamentais que fornecem incentivos para que as pessoas participem da economia, por exemplo, por meio do oferecimento de cursos profissionalizantes.

2. As pessoas que acreditam que sistema é manipulado para que apenas algumas pessoas tenham sucesso tendem a preferir programas de seguridade social: redistribuição direta de renda, oferecimento de oportunidade a grupos historicamente desfavorecidos, programas de alimentação, moradia etc.

3. As pessoas que acreditam no sistema aleatório também tendem a preferir programas de seguridade social (como os descritos no item anterior).

combater a pobreza

Esses resultados sugerem que as preferências pela forma como o governo deve combater a pobreza são baseadas em crenças fundamentais sobre os motivos que levam à dificuldade financeira.

Esta pesquisa também ajuda a explicar por que os argumentos sobre os melhores tipos de programas sociais podem gerar discussões tão intensas. Enquanto houver crenças radicalmente diferentes sobre as causas da pobreza, haverá preferências radicalmente diferentes sobre como essa questão deve ser abordada.

Referência

Krijnen, J.M.T., Ulkumen, G., Bogard, J.E., & Fox, C.R. (2022). Lay theories of financial well-being predict political and policy message preferences. Journal of Personality and Social Psychology, 122(2), 310-336.


RECADO PARA VOCÊ

A pandemia tem afetado o bem-estar de muitas pessoas.

Ansiedade, estresse, medo – aconteceu com você?

Se você não estiver se sentindo bem, procure ajuda.

Clique no botão do WhatsApp abaixo e fale diretamente comigo.


VEJA TAMBÉM

https://rgpsicologia.com/

Deixe uma resposta