Artigos

Por que algumas pessoas têm dificuldade em receber elogios?

Palavras-chave: dificuldade em receber elogios; autoelogio; ansiedade social

Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 21 de março de 2022


Todos nós temos uma história de presente que mais constrangeu que alegrou a pessoa presentada. Mesmo que a intenção da oferta seja boa, quem recebe pode não gostar, achar feio, não usar etc.

Elogios, como presentes, são uma faca de dois gumes. Podem confortar e incentivar, mas também incomodar e desestimular.

Porém, o senso comum não está sintonizado com isso, e costuma tratar elogios como dinheiro – quanto mais, melhor.

dificuldade em receber elogios

Há contextos em que o elogio é tóxico por si mesmo

Por exemplo, diversos estudos já mostraram situações em que elogios costumam ser mal-recebidos e/ou piorar o desempenho da pessoa em tarefas posteriores:

  • Quando alguém está realizando uma tarefa que depende de habilidade;
  • Quando alguém vai bem em tarefas muito simples ou sem importância;
  • Quando alguém tem um desempenho muito acima do seu normal (ou seja, seus próximos desempenhos provavelmente serão piores que aquele).

Há contextos, porém, em que ser elogiado pode adquirir um potencial tóxico dependendo da personalidade e da cultura.

Personalidade

dificuldade em receber elogios

Uma pesquisadora da Universidade de Salzburgo (Áustria), analisou evidências que ligam a dificuldade em receber elogios à ansiedade social (fobia social).

Ambos os medos são uma forma de ansiedade ligada a preocupações de status. Elogios destacam a posição da pessoa-alvo na hierarquia social, o que nem sempre é algo que a pessoa quer. Por exemplo, é como se a pessoa que tem um alto salário ficasse constrangida do fato de seus colegas saberem quanto ela ganha, por acreditar que isso vai fazer com que a vejam de maneira diferente.

Além disso, pessoas com dificuldade em receber elogios acreditam que essas congratulações elevam as expectativas sobre seu desempenho futuro, trazendo-lhes o medo de não conseguir atender a essas expectativas, ou que essas expectativas tornem suas tarefas mais difíceis e cansativas.

As pessoas com dificuldade em receber elogios não sentem orgulho depois de serem elogiadas. Ao contrário, podem realizar rituais autodepreciativos, como pedir desculpas, evitar os olhares dos outros ou simplesmente sair da situação. Podem, também, desqualificar suas realizações, atribuindo-as a fatores externos ou a outras pessoas.

De forma mais geral, a dificuldade em receber elogios está relacionada com:

  • Baixo nível de autoestima;
  • Baixo nível de autocompaixão;
  • Alto nível de neuroticismo.
  • Evitação de qualquer forma de destaque social.

De fato, todos esses traços também estão presentes na ansiedade social.

dificuldade em receber elogios

Cultura

As culturas diferem na quantidade de autopromoção que incentivam ou exigem.

Por exemplo, os elogios tendem a ser mais bem recebidos pelas pessoas envolvidas em culturas individualistas, de países como os Estados Unidos, onde autossuficiência e autoestima são valores importantes. Por outro lado, culturas coletivistas podem incentivar a vergonha de ser elogiado como regulador social (por exemplo, o Japão).

Assim, é esperado que culturas coletivistas produzam mais pessoas com dificuldade em receber elogios. De certo modo, é como se o elogio ao individual ameaçasse a integridade do tecido social. É importante notar que a dificuldade em receber elogios pode não aparecer com tanta frequência porque todos já sabem que o louvor deve ser dado com moderação naquele contexto cultural.

Outra característica social que estimula a produção de indivíduos com dificuldade em receber elogios é a valorização do esforço estoico (focado e indiferente às paixões distrativas) e a desvalorização da comemoração antes de atingir um objetivo último, maior, transcendente.

Referências

Fredrick, J. W., & Luebbe, A. M. (2020). Fear of positive evaluation and social anxiety: A systematic review of trait-based findings. Journal of Affective Disorders, 265, 157–168.

Krueger, J. I. (2020a). The trouble with praise. Psychology Today Online. https://www.psychologytoday.com/us/blog/one-among-many/202012/the-troub…

Krueger, J. I. (2020b). Appreciation beats praise. Psychology Today Online. https://www.psychologytoday.com/us/blog/one-among-many/202012/appreciat…

Reichenberger, J., & Blechert, J. (2018). Malaise with praise: a narrative review of 10 years of research on the concept of Fear of Positive Evaluation in social anxiety. Depression Anxiety, 35, 1228-1238.

Triandis, H. C. (1996). The psychological measurement of cultural syndromes. American Psychologist, 51, 407-415.


RECADO PARA VOCÊ

A pandemia tem afetado o bem-estar de muitas pessoas.

Ansiedade, estresse, medo – aconteceu com você?

Se você não estiver se sentindo bem, procure ajuda.

Clique no botão do WhatsApp abaixo e fale diretamente comigo.


VEJA TAMBÉM

https://rgpsicologia.com/

Deixe uma resposta