Artigos

O que foi a crise coletiva dos adolescentes em Pernambuco?

Palavras-chave: crise coletiva; histeria coletiva; adolescentes; pernambuco

Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 13 de abril de 2022


Vinte e seis estudantes da escola estadual Ageu Magalhães, em Recife (PE), passaram mal ao mesmo tempo na última sexta-feira, 8. O Samu classificou o ocorrido como “crise de ansiedade coletiva”.

A crise coletiva mobilizou 16 profissionais de saúde, seis ambulâncias e duas motos para o atendimento dos estudantes. As aulas na escola foram retomadas na segunda-feira (11).

Situações como a que aconteceu são raras, mas conhecidas pela psicologia.

Alguns pontos para reflexão:

– 26% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos no Brasil apresentam sintomas clínicos de ansiedade e depressão (Instituto de Psiquiatria, USP).

– 60% dos jovens entre 12 e 18 anos têm queixas relacionadas à saúde mental (Unicef, em parceria com o Instituto de Pesquisas Cananéia).

– O número de jovens com sintomas clínicos de ansiedade dobrou durante a pandemia. (JAMA Pediatrics, Universidade de Calgary, Canadá).

– A Covid-19 obrigou os jovens a se isolar numa fase da vida em que a socialização tem papel fundamental.

– Nem sempre os pais e a sociedade compreendem a situação desses jovens, o que aumenta a pressão sobre eles.

– Uma crise de ansiedade tem características que levam as pessoas a achar que estão “passando mal” – alteração dos batimentos cardíacos, falta de ar, suor frio, tremores. Tais sintomas físicos, associados à própria ansiedade, podem dar a sensação de morte iminente.

– Seres humanos têm a empatia como característica. O sofrimento de uma pessoa afeta aqueles que estão a sua volta.

– Durante o período de aulas, a escola cria entre os adolescentes uma comunidade fechada, na qual essa transmissão empática adquire força maior.

– Outra característica que pode intensificar o efeito de propagação é a peculiar importância da identificação com o grupo social na vida dos adolescentes.

– Um ou mais fatores estressores podem ter sido compartilhados por aqueles jovens nos dias anteriores (por exemplo, o fato ocorreu durante a semana de provas).

– Para ajudar esses jovens, é preciso compreender melhor o que aconteceu e envolver pais e escola num plano de atenção e cuidado.

crise coletiva
Imagem: G1

RECADO PARA VOCÊ

A pandemia tem afetado o bem-estar de muitas pessoas. Ansiedade, estresse, medo – aconteceu com você?

Se você não estiver se sentindo bem, procure ajuda. Clique no botão abaixo e fale comigo.


VEJA TAMBÉM

https://rgpsicologia.com/

Deixe uma resposta