Artigos

Sinais de que você namora uma pessoa narcisista

Palavras-chave: sinais de que você namora uma pessoa narcisista; narcisismo; relacionamentos

Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 31 de maio de 2022


No início da relação, você só vê uma pessoa incrível, gentil, atenciosa e amorosa. É difícil imaginar que ele esteja dizendo tudo aquilo apenas porque sabe que é exatamente o que você quer ouvir. Contudo, existem diversos sinais de que você namora uma pessoa narcisista.

Isso não quer dizer que seja uma tarefa simples. Ninguém chega para um encontro com uma camiseta escrita “Cuidado: narcisista!”.

Ao contrário, o narcisista é uma pessoa que sabe usar as fraquezas e desejos das pessoas para levá-las a um relacionamento. Dessa forma, antes que perceba qualquer problema, a “vítima” é arrastada a uma relação potencialmente problemática e nada saudável.

Se você acabou de iniciar uma relação, mas seu parceiro / sua parceira já quer precipitar as coisas – por exemplo, passando muito tempo com você ou querendo saber tudo sobre sua vida – por favor, continue lendo. Se algo lhe parece exagerado, provavelmente é.

Vamos falar abaixo sobre alguns dos mais precoces sinais de que você está namorando uma pessoa narcisista e como evitar que isso represente mais problemas em sua vida.

sinais de que você namora uma pessoa narcisista

Crítica Crônica

Numa relação amorosa, um parceiro narcisista provavelmente tentará fazer com que você se torne dependente dele assim que possível.

Ele fará isso desgastando aos poucos seu senso de autoestima. Assim, você confiará nele cada vez mais – não porque o considera especialmente confiável, mas porque passará a duvidar de si mesmo. A dependência pode se estabelecer em diversos âmbitos, como emocional, físico, financeiro etc.

O narcisista precisa se sentir o centro do universo. Se puder, vai lhe fazer acreditar que você era infeliz até conhecê-lo. Sutilmente, vai relativizar seus pensamentos, seus sentimentos e seus gostos, como se não fossem importantes. Vai dizer e fazer coisas que fazem você se sentir menos inteligente e menos competente.

A intenção é fazer você se sentir incapaz para que ele possa se enredar (refiro-me ao conceito de ‘enmeshment’, que você pode conhecer melhor NESTE LINK) a fim de extrair de você algo vital para ele: o suprimento narcisista (conceito introduzido pelo psicanalista austríaco Otto Fenichel para descrever a necessidade contínua do narcisista por elogio, admiração e outras formas de sustento de sua autoestima – por definição, precária).

Histórias da infância inconsistentes

Muitos narcisistas foram crianças criadas em cenários de abuso e negligência, que desenvolveram um estilo de apego inseguro.

Isso mesmo. Apesar da postura confiante (até prepotente), o narcisista é um indivíduo profundamente inseguro. Tão inseguro que não consegue falar coerentemente sobre sua família e infância; suas memórias primitivas são confusas, contraditórias e cheias de lacunas.

Se você percebe que seu parceiro não é coerente quando fala sobre a infância, vale a pena ficar atenta(o).

Ter uma infância infeliz não torna uma pessoa narcisista. No entanto, retratar um passado perfeito quando as evidências mostram o oposto é um alerta.

Tomando todo o seu tempo

Em geral, o narcisista se considera uma pessoa extraordinária rodeada por pessoas medíocres. Espera atenção e reconhecimento sem fazer nada para merecer.

Trabalha intensamente para manter sua falsa imagem de superioridade. Situações em que o narcisista não é o centro das atenções machucam seu ego frágil e incomodam muito, pois sugerem que ele não é tão especial como precisa acreditar que é.

Em uma relação, não é diferente. Ele vai tentar tornar o contato entre vocês constante, especialmente nos períodos de love-bombing (processo marcado por uma espécie de overdose de demonstrações de afeto, cujo objetivo é “amolecer o coração” da(o) parceira(o) e, assim, melhor controlar). Se você está namorando alguém que não gosta quando você programa coisas com amigos ou familiares, e tenta fazer com que você cancele seus planos, está diante de um sinal de alerta para narcisismo.

Uma forte necessidade de controle

Para o narcisista, parece óbvio que ele esteja no controle de sua(seu) parceira(o). Ele tem a sensação de que tem aquilo como “direito”.

Em vez de expressar diretamente o que deseja, um narcisista manipula a situação para obter resultados. Isso se manifesta como uma ampla gama de comportamentos controladores.

Se a pessoa que você está namorando tenta impor regras ou restrições sobre o que você veste, com quem você sai, o que você come ou como você gasta seu tempo livre, tenha muito cuidado.

Se seu parceiro exige ver coisas como seu histórico de mensagens, extratos bancários e senhas de redes sociais, você está diante de um controle abusivo.

x-x-x-x-x-x-x

A realidade não suporta a visão grandiosa que o narcisista tem sobre si mesmo. Narcisistas vivem em um mundo de fantasia sustentado por manipulação, autoengano e pensamento mágico.

Essas fantasias os protegem de um imenso vazio interior. Por isso, fatos e opiniões que os contradizem são ignorados ou racionalizados. Qualquer coisa que ameace estourar a bolha da fantasia é recebida de forma defensiva e até raivosa.

Espero que esse texto possa ajudar a detectar sinais de que você namora uma pessoa narcisista.


RECADO PARA VOCÊ

O mundo pós-pandemia tem afetado o bem-estar de muitas pessoas. Ansiedade, estresse, medo – acontece com você?

Se não estiver se sentindo bem, procure ajuda.

Clique no botão abaixo e fale comigo.


VEJA TAMBÉM

https://rgpsicologia.com/

Deixe uma resposta