Artigos

Como saber se alguém está interessado em você?

Palavras-chave: como saber se alguém está interessado em você; atração; paquera; namoro; relacionamentos

Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 08 de junho de 2022


A atração romântica entre duas pessoas costuma começar de forma discreta. Por isso, em um primeiro momento, pode ser difícil discernir se alguém está interessado em você. Por exemplo, a pessoa que começou a trabalhar com você recentemente e tem sido muito simpática: está flertando ou apenas tentando ser uma boa amiga?

Para complicar ainda mais a história, existem as pessoas que, quando estão atraídas por você, ficam tão ansiosas que acabam não enviando sinal nenhum, ou enviando sinais contraditórios…

Então, como saber se alguém está interessado em você?

Este texto é baseado em opiniões profissionais particulares e não substitui a consulta a um profissional de saúde mental. Sugiro que você ouça sua intuição e faça o que considera certo para você. Vamos lá.

como saber se alguém está interessado em você

1. Espelhamento

O espelhamento ocorre quando alguém se relaciona com você “imitando” o seu comportamento. Em geral, o espelhamento acontece de forma não consciente.

Portanto, se você notar que alguém faz as mesmas expressões faciais ou posturas corporais que você, ou iguala seu nível de animação / extroversão, pode estar diante de uma pessoa que lhe acha atraente e/ou interessante.

2. Toques

Muitas pessoas têm o toque físico como linguagem do flerte. Um abraço persistente ou um afago no ombro, um toque da mão no rosto.

Perceba se a pessoa se comunica com todo mundo dessa mesma maneira, ou se é só com você.

Por outro lado, há pessoas que naturalmente usam o toque como aproximação, mas ficam nervosos em agir assim com alguém que lhes atrai.

3. Frente a frente

Alinhar o corpo de frente com o de outra pessoa tem sido apontado por pesquisadores como sinal de atração, confiança e segurança. Isso fica mais evidente quando duas pessoas permanecem frente a frente mesmo em um grupo com outras pessoas.

Quando alguém conversa com você e deixa as pontas dos pés apontadas na sua direção, também podemos considerar um sinal de possível interesse.

4. Linguagem corporal aberta

Tem sido apontado por vários estudos que uma linguagem corporal “aberta” (que transmite receptividade, como braços e pernas descruzados, postura relaxada) pode fazer você parecer mais atraente.

Também é verdade que pessoas que estão interessadas em você também costumam apresentar uma linguagem corporal mais aberta na sua presença. A abertura corporal implica vulnerabilidade. Logo, significa que essa pessoa se sente confortável e segura com você.

5. Flash de sobrancelha

Esta dica pode ser difícil de notar, porque é uma microexpressão, ou seja, uma expressão que só aparece no rosto por uma fração de segundo. Microexpressões podem revelar as emoções de alguém, mesmo quando as palavras ou ações dizem outra coisa.

O flash de sobrancelha é um rápido movimento de levantar e abaixar as sobrancelhas. Por exemplo, se alguém faz um flash quando você chega, provavelmente está feliz em lhe ver.

Mas, cuidado. Um levantar de sobrancelhas que demora para abaixar pode ser surpresa, e não atração.

6. Mudanças na voz

Um estudo realizado em 2014 descobriu que pessoas falando com alguém que acham atraente tendem a mudar o tom, o volume e a velocidade de sua fala.

Perceba como alguém fala com um familiar ou amigo e compare com o modo como fala com você.

Inconscientemente, as pessoas modulam o estilo de sua fala conforme o que desejam destacar – suas melhores qualidades.

Por exemplo, se querem que você as veja como fortes, podem fazer uma voz mais grave; se querem que você pense que são doces, podem suavizar a voz.

7. Inclinação corporal

Esse item pode acompanhar os outros sinais físicos de atratividade, como o de “frente a frente” e o “linguagem corporal aberta”.

Uma pessoa que está interessada em você provavelmente vai inclinar o corpo na sua direção, especialmente se estiver sentada. Por outro lado, inclinar o corpo para trás é sinal de desinteresse.

8. Comportamento distraído

Talvez você perceba que uma pessoa fica mais distraída quando está com você do que quando está em grupo ou com outras pessoas. Ou talvez você note que alguém perde interesse no que acontece a sua volta quando conversa com você.

Estes também são sinais importantes de atração.

Como saber se alguém está interessado em você?

Como saber se alguém está interessado em você? Não tenho a pretensão de responder uma pergunta tão complexa em tão pouco espaço. Logo, a mensagem mais importante que eu gostaria de deixar é: preste atenção, pois existem sinais.

Já abordei essa mesma questão em outro texto, bastante acessado aqui no site, que você pode se interessar em ler: COMO SABER SE ALGUÉM GOSTA DE VOCÊ?

Porém, talvez você não seja naturalmente tão observador, ou a pessoa em questão não seja tão expressiva. Nesses casos, mesmo essas dicas podem não ajudar muito.

Portanto, tenha em mente que a comunicação direta e honesta é sempre a opção mais certeira. E boa sorte!


RECADO PARA VOCÊ

O mundo pós-pandemia tem afetado o bem-estar de muitas pessoas. Ansiedade, estresse, medo – acontece com você?

Se não estiver se sentindo bem, procure ajuda.

Clique no botão abaixo e fale comigo.

Um comentário em “Como saber se alguém está interessado em você?”

Deixe uma resposta