Artigos

5 sintomas do TDAH em adultos: buscando uma vida sem rotina

Palavras-chave: tdah em adultos, sintomas do tdah em adultos, sintomas tdah, adultos com tdah, sinais e sintomas de tdah em adultos, sinais de tdah em adultos, quais os sintomas do tdah

Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 04 de novembro de 2022


TDAH significa “Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade”. Esse nome confunde muita gente, pois parece não fazer sentido que baixa atenção e hiperatividade sejam a mesma coisa.

De fato, não são a “mesma coisa”, mas têm o mesmo fundamento. Por exemplo, seu cérebro pode ser tão “hiperativo” que torna difícil você decidir para onde direcionar sua atenção. Com isso, você muda o foco o tempo todo, e se distrai facilmente. Mas há uma exceção: muitas pessoas neurodivergentes (espectro autista, TDAH e outras condições do desenvolvimento neurológico) têm assuntos / atividades que são especialmente estimulantes. Esses itens específicos têm o poder de capturar a atenção intensamente.

O que causa o TDAH? Divagação para os mais curiosos

Pesquisas mostram diferenças significativas na estrutura e no funcionamento do cérebro de pessoas com TDAH, particularmente nas áreas do hemisfério direito, no córtex pré-frontal, gânglios da base, corpo caloso e cerebelo.

A intensidade dos problemas experimentados pelos portadores varia de acordo com suas experiências de vida, mas a genética parece ser um fator básico na determinação do TDAH.

Os portadores de TDAH parecem ter alterações na região frontal e nas suas conexões com o restante do cérebro:

– Região frontal orbital: responsável pela inibição do comportamento (controlar ou impedir comportamentos indesejados), capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento;

– O que parece estar alterado nessa região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que transmitem as informações entre os neurônios.

Essas substâncias fazem você querer fazer coisas. São como “animadores” do seu cérebro, que dizem para você fazer as coisas que tem que fazer e dando prazer quando as faz. Além disso, desempenham papéis importantes nas funções executivas, controle motor, motivação, excitação, reforço e recompensa.

Então, um cérebro com pouca dopamina tenta obtê-la constantemente por meio de atividades prazerosas e estimulantes, porque é durante essas atividades que a substância é liberada naturalmente.

Estes são 5 aspectos do TDAH adulto que você pode não ter ouvido falar

Se você se identificar com essas dificuldades, agende uma consulta profissional para avaliação. Vale dizer, porém, que um nível pequeno de identificação pode ser considerado normal para qualquer pessoa, já que vivemos uma era de estímulo à distração.

1. Tarefas rotineiras são difíceis de executar

Afazeres simples, como tarefas domésticas ou burocráticas (ir ao banco ou agendar uma consulta médica) são as piores. Não há nada mais chato / sugador de dopamina para a pessoa TDAH. E quando ela não quer fazer algo, mas sabe que precisa…

sintomas do tdah em adultos
sintomas do tdah em adultos
sintomas do tdah em adultos

Executar essas atividades, aparentemente triviais, cansa de maneira desproporcional. Conviver com o TDAH pode ser realmente exaustivo. Às vezes, parece que viver cansa.

2. Você fica entediado facilmente

O TDAH provoca uma absoluta falta de paciência com coisas que não sejam interessantes, estimulantes ou divertidas. Mesmo ao menor sinal de tédio, o desejo é sair da situação.

3. Você é criativo, mas tem dificuldade de colocar as ideias em prática

O cérebro do TDAH é povoado de pensamentos diversos, porque sempre está tentando obter a liberação de dopamina de experimentar algo novo, emocionante. Novas ideias surgem com frequência, e podem ser realmente empolgantes. Porém, trabalhar nelas por longos períodos é difícil.

4. Você esquece coisas com frequência

A regra do TDAH é: o que está à vista, está na mente. Fora da vista, fora da mente. Por isso, perder e esquecer objetos é comum.

5. É difícil se enquadrar em certas normas sociais estabelecidas

Muitas vezes, a pessoa com TDAH sente que não se encaixa nos papéis sociais atribuídos a ela. Isso pode afetar seu senso de identidade, pertencimento e autoconfiança.

Esse desafio tem contornos peculiares para pessoas que se identificam com o gênero feminino, porque muitas características do TDAH são socialmente consideradas masculinas…

O motivo para isso reside nos papéis sociais de gênero. Fazer o que for preciso para buscar o maior prazer possível e se engajar em atividades empolgantes é algo que a sociedade tradicionalmente associa aos homens, e não às mulheres. Em vez disso, as mulheres são incentivadas a realizar atividades mais “calmas”, menos dinâmicas ou excitantes.

Algumas pessoas do gênero feminino que já atendi sentiam que havia algo errado com elas, porque não gostam de assuntos como maquiagem, decoração ou planejamento de casamento, pois preferem games, corridas de carro, esportes etc.

sintomas do tdah em adultos

Estes são apenas alguns aspectos simples do TDAH. Assine a newsletter para mais artigos sobre saúde mental e TDAH.


RECADO PARA VOCÊ

O mundo pós pandemia tem sido um desafio para o bem-estar de muitas pessoas. Ansiedade, estresse, medo – acontece com você?
Se não estiver se sentindo bem, procure agora mesmo alguém que vai te ajudar a encontrar saída para esses desafios.
Clique no botão abaixo e consulte um especialista.



https://rgpsicologia.com/

tdah em adultos, sintomas de tdah em adultos, sintomas tdah, adultos com tdah, sinais e sintomas de tdah em adultos, sinais de tdah em adultos, quais os sintomas do tdah

Deixe uma resposta