Artigos

DESATENÇÃO INFANTIL: 11 ESTRATÉGIAS PARA COMBATER

Palavras-chave: desatenção infantil; tdah; psicologia infantil; educação infantil; desenvolvimento infantil; dificuldade de aprendizagem; criança desatenta; deficit de atenção; transtorno de deficit de atenção e hiperatividade; tdah desatento

Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 14 de novembro de 2022


O que é desatenção infantil?

Desatenção infantil é a capacidade limitada de permanecer conscientemente direcionado a uma tarefa por tempo necessário para realizá-la ou compreendê-la.

desatenção infantil
A escola é o ambiente onde a desatenção infantil começa a se manifestar

Quais são os sintomas da desatenção infantil?

  • Cometer erros por descuido / falta de atenção;
  • Dificuldade de sustentar a atenção em atividades/tarefas chatas ou difíceis;
  • A pessoa parece não escutar quando falam com ela;
  • Dificuldade em seguir instruções;
  • Não cumprir ou não terminar tarefas escolares e/ou domésticas;
  • Dificuldade de organização;
  • Distrair-se por estímulos externos à tarefa;
  • Esquecer objetos como chaves, carteira, celular etc.

Toda desatenção infantil é TDAH?

A desatenção não é um sintoma exclusivo do TDAH, e pode ocorrer em outras condições clínicas. Além disso, qualquer pessoa pode ficar mais desatenta em determinados momentos, como situações estressantes.

O que é TDAH desatento?

Existem 3 tipos de TDAH: o hiperativo, o misto e o desatento.

O tipo desatento tem pouca (ou nenhuma) manifestação de impulsividade/ hiperatividade.

Os hiperativos costumam atrair a atenção de pais, professores e profissionais de saúde. Já os desatentos podem passar despercebidos. Por isso, são os que mais demoram a ser diagnosticados.

Alguns desatentos podem até gostar de passar despercebidos, protegidos em seu mundo interior. Quando devaneiam, porém, sabem distinguir perfeitamente o mundo externo do mundo interno (fantasias).

Com a maturidade, a maior intensidade das exigências sociais pode levar ao desenvolvimento de estratégias para conciliar os “dois mundos”. Por exemplo, focar no trabalho durante o horário comercial e viver seus devaneios no carro ou no chuveiro; ou, encontrar uma profissão estimulante, compatível com seus sonhos (escritor, atleta, artista).

Desatentos têm maior facilidade de foco em atividades que têm um componente lúdico.

Estratégias para lidar com a desatenção infantil

1. Mantenha longe as distrações

O espaço de estudo não pode ter muitos objetos, como livros, brinquedos e dispositivos eletrônicos. Exceção deve ser feita aos estímulos que o desatento usa conscientemente para preencher o “segundo plano” de sua consciência e conseguir focar na tarefa, como estudar ou trabalhar ouvindo música em um fone de ouvido, por exemplo.

2. Estabeleça contato visual

Evite falar com a pessoa desatenta sem olhar para ela. Além de melhorar o foco na conversa, o contato visual permite fornecer feedbacks visuais importantes, como expressões faciais.

3. Estimule a repetição

A rotina é fundamental para a organização e concentração na realização de tarefas.

4. Estimule técnicas de memorização

Use listas, rimas, músicas, lembretes, alarmes, aplicativos do tipo planner etc.

5. Aproveite os interesses da criança

Aproxime as obrigações dos interesses, criando situações mais motivadoras.

6. Faça intervalos

Intercale as atividades com alguma recompensa (algo que traga satisfação). Pausas curtas recompensadas ajudam na atenção e na produtividade.

7. Divida as tarefas em partes

Fragmentar a tarefa cria metas mais fáceis de alcançar, pois permite cumpri-las sem desviar a atenção.

8. Não compare

Não compare a criança com déficit de atenção com seus outros filhos, ou com qualquer criança. Os sintomas de desatenção não estão sob controle da criança, portanto comparações só trazem frustração e baixa autoestima.

9. Estimule a prática de atividades físicas e jogos de concentração

Algumas atividades físicas e jogos podem ajudar a desenvolver habilidades de concentração, como artes marciais e xadrez. É importante, porém, que a atividade seja prazerosa, e não percebida como mais um obstáculo com um desempenho difícil de atingir.

10. Estabeleça limites

A criança desatenta pode ter dificuldade com limites nas atividades que gosta. Programe horários.

11. Aulas particulares

Se a criança apresenta problemas de desempenho escolar, as aulas particulares são um meio de personalizar o acompanhamento e diminuir distrações típicas da sala de aula.

RECADO PARA VOCÊ

Se você precisa de orientação para lidar com alguém próximo em relação à desatenção infantil ou qualquer outro problema psicológico, pode clicar agora no botão abaixo para agendar uma consulta com especialista.

⚠️ Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site http://www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.


https://rgpsicologia.com/

psicologia infantil, como criar filhos, educação infantil, brincadeira de criança, desenvolvimento infantil, como educar, educação dos filhos, dificuldade de aprendizagem, criança desatenta, tdah, deficit de atenção, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade, transtorno de deficit de atenção, desatenção como melhorar, criança com tdah, tdah tratamento, criança hiperativa e desatenta, meu filho é desatento

Deixe uma resposta