Palavras-chave: personalidades tóxicas; relacionamentos abusivos; relacionamento tóxico
Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 09 de fevereiro de 2023
1. O emocionalmente imaturo
São pessoas incapazes de tolerar qualquer frustração de suas necessidades e seus desejos, e capazes de manipular os outros para satisfazê-los. Seus relacionamentos são voláteis como suas emoções. Pode fazer parte de seu repertório a prática conhecida como “gaslighting”.

2. O emocionalmente indisponível
É possível se relacionar quando você está emocionalmente indisponível?
Parece óbvio que não. Mas muitas pessoas fazem isso.
O parceiro emocionalmente indisponível é aquele que não se conecta. Não se permite ser vulnerável, e raramente cria um ambiente seguro para seus parceiros.
Essa pessoa parece ter um muro contra emoções em volta de si, e isso costuma ser bastante frustrante.
3. O egocêntrico
A pessoa egocêntrica tem dificuldade de considerar necessidades e desejos do outro. Tudo é sobre ela.
Os relacionamentos são desequilibrados no que diz respeito ao poder de decisão de cada parceiro. O egocêntrico usa a relação para atingir seus próprios objetivos, e quase nunca está disposto a fazer o mesmo pelo parceiro.
4. O juiz
Com esse super julgador, você é constantemente bombardeado com críticas. São desaprovações que podem atingir sua personalidade, suas opiniões, seu trabalho, sua família etc. Nada parece bom o suficiente.
Porém, enquanto exige do outro um padrão aparentemente inatingível, o juiz é insensível para seus próprios erros e suas fragilidades. Ao contrário, muitas vezes usa o julgamento para se esquivar de sua responsabilidade. Ou seja, ao notar problemas em todos os outros, se convence de que o problema… são os outros.
5. O tóxico
Pessoas tóxicas assim são manipuladoras e emocionalmente estressantes. Atacam, seja de modo ativo ou passivo-agressivo. São desgastantes para a autoestima do parceiro.
Uma pessoa tóxica tem relacionamentos repletos de conflitos – combinando muitas das estratégias descritas nos tipos acima.
O parceiro tóxico é abusivo. Em última análise, seu objetivo é manter o parceiro sob controle, por meio da paralisia e do medo.
6. O vitimista
Essa é a pessoa que se coloca como refém das circunstâncias de vida, passadas ou presentes. Tudo o que lhe acontece é responsabilidade de outra pessoa ou coisa. Por exemplo, ele atrasa porque choveu, ele fica nervoso porque você provocou, ele trai porque você não deu carinho suficiente.
Não importa o quão óbvio seja o erro do vitimista – ele nunca assume a responsabilidade.
Personalidades tóxicas
Vincular sua vida a um desses tipos de personalidades tóxicas pode trazer conflitos e insatisfação. Traição, manipulação e brigas desnecessárias podem causar dor.
A pessoa a quem você oferece amor o merece?
Você não pode mudar um parceiro tóxico ou alguém que é emocionalmente imaturo. Eles são os únicos que podem mudar a si mesmos.
🚨 RECADO PARA VOCÊ
Se você precisa de orientação ou apoio psicológico, pode clicar agora no botão abaixo para agendar sua consulta com um especialista.
❤️ APOIE A CAUSA
Você pode ajudar esse site a continuar a produzir conteúdo gratuito e beneficiar mais pessoas. Vale doar qualquer valor. Basta clicar nesse link:
https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=B6XQPVQMZU4EU
⚠️ Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site http://www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
personalidades tóxicas
personalidades tóxicas