Artigos

8 sinais de que é hora de acabar uma amizade

Palavras-chave: acabar uma amizade; relacionamentos

Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 01 de abril de 2023


A qualidade de seus relacionamentos íntimos tem impacto direto no seu bem-estar.

A ciência já mostrou que suas amizades podem influenciar seu nível de estresse, sua saúde física e a maneira como você enfrenta problemas.

Por vezes, as pessoas mantêm amizades de longa data quase por obrigação, apesar de uma desconfortável percepção de que o alinhamento já não é o mesmo. Não há protocolo para acabar uma amizade. Em certos casos, pode ser mais difícil que o rompimento de um relacionamento romântico.

acabar uma amizade

Esse tipo de decisão cabe exclusivamente a você, é claro. Porém, se você não tem certeza sobre uma amizade, pode ser útil perceber se tem notado algum(ns) destes sinais:

1. Vocês discordam em relação a valores fundamentais

Valores são aquilo que define as mais importantes decisões de nossas vidas.

É natural que, com o tempo, você e seu amigo sigam caminhos de vida diferentes. Contudo, quando vocês discordam sobre certos valores básicos, a convivência pode se tornar uma fonte frequente de atritos sem solução.

2. Só você se esforça para manter a amizade

É preciso haver reciprocidade para que uma amizade sobreviva. Um desequilíbrio nessa relação pode trazer frustração e ressentimento.

3. Você se sente cansado depois de um encontro

Se você se sente esgotado depois de passar um tempo com seu amigo, é importante refletir sobre o que pode estar acontecendo.

4. Ele(a) não respeita seus limites

O que acontece quando você comunica um limite – diz algum ‘não’ – ao seu amigo? Ele tenta convencê-lo do contrário? Desconsidera sua posição? Faz o contrário do que você pediu, mesmo que por ‘brincadeira’?

5. Você esconde coisas por medo de ser julgado

Quando você começa a esconder coisas do seu amigo por medo de que ele o julgue duramente, é sinal de que você não se sente mais emocionalmente seguro naquela relação.

Um amigo pode criticar ou expressar preocupação com decisões suas, mas não há motivo para fazer você se sentir inadequado ou envergonhado, por exemplo.

6. Você não é autêntico quando está com ele(a)

Em uma boa amizade, você deve ser capaz de ser autêntico.

Se você sente que seu amigo não o aceitaria como você realmente é, está na hora de reconsiderar.

7. A disponibilidade entre vocês não é recíproca

Seu amigo se aproxima quando sabe que você está passando por um momento difícil, ou só aparece quando precisa de algo?

8. Você se sente competindo

Talvez você perceba que há uma competição implícita entre vocês – por exemplo, quando seu amigo tem dificuldade em celebrar seu sucesso. Nesse caso, em vez de uma fonte de prazer e suporte, a relação de vocês pode ser tomada por tensão e inveja.

Finalmente, é importante lembrar que, em uma boa amizade, desentendimentos são tratados com uma comunicação direta, transparente e respeitosa.


⚠️ Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Você pode procurar o CVV (Centro de Valorização da Vida) ligando 188 ou acessando http://www.cvv.org.br (24 horas por dia, inclusive feriados). Ou procure um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da sua região. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.


https://rgpsicologia.com/

Siga e compartilhe em:

Deixe uma resposta