Seu consumo de álcool é seguro? Conheça 5 níveis do ‘espectro’

Palavras-chave: consumo de álcool; alcoolismo; espectro do uso de álcool

Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 11 de abril de 2023


Talvez você já tenha ouvido algo sobre as quantidades “seguras” para o consumo de álcool. Por exemplo, há muitos anos o Department of Health and Human Services (Departamento de Saúde e Serviços Humanos), dos EUA, considera como padrão “até uma dose por dia para mulheres e até duas doses por dia para homens”.

Mais recentemente, porém, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma nova compreensão, fruto de extensa pesquisa sobre o tema, segundo a qual não existe quantidade que possa ser considerada segura para o consumo de álcool.

É fato que entre a abstinência e a dependência alcoólica existe uma infinidade de possibilidades de relação de consumo. Pensando nisso, a organização canadense Sober City criou a escala Espectro do Uso de Álcool, que pode ser uma ferramenta útil para refletir a esse respeito.

consumo de álcool

Você pode ver a seguir em que lugar do espectro seu consumo se encaixa:

Consumo de álcool nível 0 — Abstinência

Ausência de consumo. Significa que você parou de beber ou nunca bebeu.

Consumo de álcool nível 1 — Baixo Risco

Consumo abaixo das diretrizes estabelecidas pelo Department of Health and Human Services, dos EUA, e inexistência de qualquer consequência negativa ligada a esse consumo.

Consumo de álcool nível 2- Arriscado

Consumo maior do que as quantidades acima, mas na ausência de consequências físicas, sociais, psicológicas ou legais. Sua vida ainda está sob controle, apesar do álcool. Por exemplo, você não dirige depois de beber, não fica ansioso(a) no dia seguinte (hangxiety), não tem atritos nos seus relacionamentos provocados pelo consumo de álcool.

A partir deste nível, o risco aumenta em função de 3 variáveis: quantidade consumida, motivos para o consumo e frequência do consumo.

Consumo de álcool nível 3- Problemático

Este é o nível do espectro em que a bebida passa a ter consequências, que podem ser sociais, físicas, psicológicas ou legais. Você não vai trabalhar num dia de ressaca, tem problemas de relacionamento ou é pego dirigindo sob influência de álcool.

Apesar da existência de efeitos nocivos, este estágio pode envolver racionalizações do tipo: “Todo mundo bebe assim” ou “quando quiser, eu paro”.

Consumo de álcool nível 4 — Descontrolado

Nesta fase, considera-se que você tenha desenvolvido um “Transtorno por Uso de Álcool”, ou alcoolismo. O consumo é abusivo e dependente. No Brasil, estima-se que existam mais de 2 milhões de pessoas nessa condição.

Diagnóstico de alcoolismo

Como referência, qualquer um dos 11 sintomas abaixo, apresentado por um período mínimo de 12 meses, pode significar alcoolismo. Porém, uma avaliação precisa deve ser realizada por um profissional de saúde.

Com 2 a 3 sintomas, um caso é considerado “leve”. Com 4 a 5, “moderado”. Com 6 ou mais, um caso “grave”. Porém, não há qualquer relação de segurança nessa gradação.

Sintomas:

1. Beber mais ou por mais tempo do que pretendia;

2. Não conseguir reduzir ou moderar o consumo;

3. Gasta muito tempo adquirindo álcool, bebendo, e se recuperando dos efeitos;

4. Forte desejo de beber;

5. Continuar bebendo mesmo deixando de cumprir obrigações no trabalho, em casa ou na escola;

6. Continuar bebendo mesmo que isso crie problemas interpessoais e sociais;

7. Cancelar ou evitar eventos sociais, responsabilidades de trabalho ou atividades de lazer;

8. Colocar-se em situações perigosas ou prejudiciais por causa do consumo de álcool;

9. Continuar a beber mesmo sabendo que causa problemas físicos e psicológicos;

10. Tolerância: precisar de mais álcool para obter o mesmo nível de embriaguez;

11. Sintomas de abstinência quando fica sem beber (podem variar de tremores, insônia, alucinações, ansiedade, agitação psicomotora, náuseas, sudorese, palpitações, boca seca, tonturas e convulsões).

Se você ou um conhecido tiver problemas com o álcool, vale a pena buscar apoio. Pode levar tempo até você se tornar independente, mas existem várias maneiras de ficar sóbrio.

Estes são alguns dos caminhos gratuitos que podem dar excelente resultado:

Alcoólicos Anônimos

CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas, do SUS


⚠️ Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Você pode procurar o CVV (Centro de Valorização da Vida) ligando 188 ou acessando http://www.cvv.org.br (24 horas por dia, inclusive feriados). Ou procure um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da sua região. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.


https://rgpsicologia.com/

Siga e compartilhe em:

Deixe uma resposta

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Instagram
YouTube
YouTube
Newsletter gratuita

Descubra mais sobre RG Psicologia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Rolar para cima