Palavras-chave: pensamentos negativos; ansiedade
Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 24 de junho de 2023
Pensamentos negativos e pessimistas ocupam as mentes das pessoas ansiosas como uma música repetida. Ou melhor, como várias músicas se repetindo ao mesmo tempo.
Esses pensamentos reforçam a preocupação, o medo e a insegurança. A pessoa sabe que eles não ajudam em nada, mas não consegue detê-los. Ao contrário, quanto mais tenta se livrar deles, mais intensos ficam.
Portanto, em vez de lutar contra eles, o melhor caminho é dar atenção aos pensamentos catastróficos e identificar como funcionam.
Pergunte-se: o que é fato e o que é hipótese? O que está no presente (real) e o que está no futuro (imaginado)? O que é uma ameaça real e o que é fantasia?
Aprofunde sua conexão consigo mesmo e observe seus pensamentos ansiosos. Entenda as mensagens que querem lhe trazer. Em momentos de ansiedade e preocupação, essa atitude faz a diferença entre o alívio e a perda do controle.

1. Não tente frear pensamentos negativos
Quem já tentou, sabe: não funciona.
Você sabe que está pensando demais e não chegando a lugar algum. É uma sequência de “e se” – e se não gostarem de mim, e se não der certo, e se chover, e se… – sempre criando os piores cenários.
No entanto, o problema não são os pensamentos, mas o fato de que a pessoa acredita neles.
Momentos de ansiedade são gerados em partes primitivas do cérebro. Em geral, reação a uma ameaça percebida. Então, em vez de tentar frear seus pensamentos, reconheça sua presença e o desconforto que provocam, lembrando que não estão falando a verdade.
2. Mantenha-se no aqui-e-agora
A ansiedade e a preocupação não surgem quando você está totalmente conectado com o momento presente. A ansiedade aparece quando tentamos antecipar situações futuras.
Sua vida sempre acontece no aqui-e-agora, ou seja, no tempo atual e no lugar atual.
Algumas ações simples ajudam nessa tarefa, como respirar lenta e profundamente e concentrar-se nos objetos e imagens a sua volta.
3. Seja proativo
A ansiedade pode ser paralisante. Mas a paralisia diante de uma dificuldade ou problema só piora a ansiedade, criando um ciclo vicioso.
Pergunte a si mesmo com o que você está preocupado e se há algo que você pode fazer a respeito hoje. Se houver, seja proativo e faça.
Você vai saber mais sobre técnicas para lidar com a ansiedade neste texto -> 05 TÉCNICAS DE ATERRAMENTO PARA ESTRESSE E ANSIEDADE
⚠️ Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Você pode procurar o CVV (Centro de Valorização da Vida) ligando 188 ou acessando http://www.cvv.org.br (24 horas por dia, inclusive feriados). Ou procure um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da sua região. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.