Palavras-chave: personalidade; teoria dos cinco fatores; big five
Por Psicólogo Rodrigo Giannangelo | Publicado em 17 de agosto de 2023
Esta é uma pergunta que acompanha a psicologia desde seu início: a personalidade de uma pessoa pode mudar ao longo da vida?
Bem, com base nas mais recentes pesquisas sobre o tema, a resposta é: até certo ponto.

Os 5 fatores da personalidade (ou ‘Big five’)
A maioria das pesquisas sobre a personalidade têm utilizado como apoio a teoria dos 5 fatores (ou ‘Big five’), que agrupa os principais traços da personalidade humana em grandes grupos. Resumidamente:
- Extroversão (tendência a direcionar a energia psíquica para o mundo interno vs. tendência a direcionar a energia psíquica para o mundo externo)
- Estabilidade (o quão influenciável a pessoa é aos acontecimentos do ambiente em que está)
- Conscienciosidade (disposição à autodisciplina e ao esforço vs. disposição à desorganização e às recompensas imediatas)
- Abertura (maior ou menor tendência a se abrir a novas ideias e experiências)
- Agradabilidade (maior ou menor dependência do bem-estar alheio para o próprio bem-estar)
Resultado: a personalidade de uma pessoa pode mudar?
Psicólogos (Costa, McCrae e Löckenhoff, 2019) analisaram diversos estudos sobre personalidade, com amostras retiradas de diferentes culturas e com participantes de diversas idades.
Primeiro, os traços de personalidade dos ‘Big Five’ se mostraram presentes em todas as culturas. Além disso, apesar de uma relativa estabilidade nos traços de personalidade ao longo da vida, as pesquisas também mostraram que as pessoas podem mudar, e que alguma mudança importante é, de certa forma, mais a regra do que a exceção.
Muitas vezes, nos perguntamos sobre as consequências práticas dessa estabilidade da personalidade. O pai de uma criança muito tímida pode achar que ela está condenada ao isolamento social. O pai de um adolescente emocionalmente instável pode se preocupar com as habilidades de seu filho nas relações futuras.
A esse respeito, podemos dizer que, apesar de haver certa previsibilidade em relação à personalidade, a mudança parece um fenômeno significativo, que dá razão para a esperança em situações em que vivenciamos problemas por conta do nosso modo de ser.
Vale lembrar que a psicoterapia é um instrumento que facilita esse processo. 😉
Referências
Costa, P., McCrae, R., Löckenhoff, C. (2019). Personality across the lifespan. Annual Review of Psychology, 70, 423-448.
Se quiser receber mais artigos como esse diretamente em sua caixa de entrada, assine gratuitamente a newsletter clicando AQUI
⚠️ Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Você pode procurar o CVV (Centro de Valorização da Vida) ligando 188 ou acessando http://www.cvv.org.br (24 horas por dia, inclusive feriados). Ou procure um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da sua região. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.